Entendendo o Diabetes

Olá meninas!!
Semana passada na quinta-feira (14/11) foi o dia mundial do Diabetes, então hoje vou falar para vocês um pouco dessa doença que está aumentando cada vez mais.

O Brasil está em 4° lugar em prevalência de diabetes, sendo que a maioria das pessoas desconhecem sua condição.


O que é Diabetes?
É uma doença em que os níveis de glicose no sangue ficam acima do normal. Pessoas com diabetes tem problemas em converter o alimento em energia. Depois de uma refeição, o alimento é transformado em açúcar (glicose), o qual é carregado pelo sangue para as células de todo o corpo. As células só são capazes de transformar a glicose em energia através da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Sem a insulina os níveis de glicose no sangue vão continuar subindo, assim causando dano às células do corpo.

Tipos de Diabetes:
Diabetes tipo 1 – chamado também de diabetes insulino-dependente. Normalmente é diagnosticado primeiro em crianças, adolescentes e jovens adultos. Nesse caso, as células beta do pâncreas não produzem mais insulina porque o sistema imunológico as atacou e destruiu. O tramento para esse tipo de diabetes inclui tomar injeções de insulina, escolher alimentos de maneira inteligente, se exercitar regularmente e controlar a pressão sanguinea e o colesterol.
Diabetes tipo 2 – chamado de não insulino-dependente. É a forma mais comum do diabetes. As pessoas podem desenvolver em qualquer idade. Nesse caso o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para as necessidades do corpo. Se não controlada pode levar a complicações a longo prazo, como doenças cardíacas, renais e amputação.  O tratamento inclui tomar antidiabéticos orais, adequar a alimentação, se exercitar e controlar a pressão e o colesterol. O excesso de peso e o sedentarismo aumentam as chances de desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Sinais de alerta:
Muitas pessoas não apresentam sinais nem sintomas, por as vezes serem tão suaves não são possivies notá-los. Muitos tem o diabetes tipo 2 e não sabem. Então esses são alguns fatores que vocês devem observar:
·         - Sede aumentada
·         - Fome aumentada
·         - Fadiga
·         - Urinar frequentemente, principalmente a noite
·         - Ganho de peso
·         - Visão embaçada
·         - Feridas que não cicatrizam

Beijoooos, boa semana!!!

Fer Lopes.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Tirando a parte das cicatrizes os outros sinais eu tenho.
    Quando eu faço esse exame doí mais que tirar sangue. Eu chego chorar de dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por isso devemos tomar cuidado! Tem que ficar atenta a esses sintomas e procurar um médico. Se cuida!
      Beijinhos flor ;*

      Excluir

Obrigada por visitar o meu blog! Volte sempre ;)