Yummy, sorvete!

Hoje é sexta-feeeira!!! Isso quer dizer que só falta uma semana para acabar as aulas e uma semana para o casamento do meu irmão. Estou me sentindo elétrica, haha. E vocês, animados com as últimas semanas de aula? Espero que sim. 

Bom, hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de sorvetes. Estava lendo um guia da Gazeta do Povo, Bom Gourmet, vocês conhecem? Nessa revista tinha uma matéria sobre sorvetes que me interessou bastante, achei super legal, já que sou fã de sorvetes e até agora não conhecia a história deles. Espero que vocês também gostem. Vamos lá:

Sorvete
Mistura doce à base de suco de frutas ou de algum creme e com textura macia, por causa do ar incorporado à massa. É feito à base de produtos lácteos, corantes e aromatizantes e pode ter pedaços de nozes, frutas, chocolate, entre outros. Sua origem é o sorbet ou sorbetto, levada do Oriente à Europa pelos árabes.
Sorbet
Há registros de 500 a.C., quando os europeus do norte misturavam a neve derretida da montanha com vinho ou suco de frutas. Na alta gastronomia pode ser apreciado dentro do menu degustação na versão salgada ou neutra, servido para limpar o paladar entre pratos. Em sorveterias encontra-se a versão doce, feita com fruta, água e açúcares.


Gelato
Há registros de que confeiteiros sicilianos, no século 17, adicionaram leite e creme de leite ao sorbet, criando o gelato. No século seguinte, surge a primeira sorveteria comercial em Palermo. Hoje denomina-se gelato o que é feito artesanalmente do jeito típico italiano, usando creme de leite e leite no lugar da água e sem ingredientes artificiais. Atualmente tem versões no palito e versões alcóolicas, como o Gelato de Cerveja Artesanal Petroleum. Interessante, né?!

Paleta
Picolé artesanal criado no México, geralmente maior que o picolé. Pode ser à base de água ou leite; recheado ou conter pedaços de frutas, chocolate, etc. Não há consenso sobre a região em que a paleta surgiu, mas as cidades de Tocumbo e Mexticacán promovem anualmente feiras sobre a sobremesa.


Picolé
Suco de fruta congelado servido no palito, à base de água ou de leite. Pode ser recheado ou conter pedaços de frutas e chocolate, geralmente produzido em escala industrial e em tamanho pequeno, se comparado com a paleta mexicana.
Créditos: Gazeta do Povo

O que acharam do post?
Me contem tudo! Rs.

Beijos e um ótimo final de semana para todos nós.
Que venha a última semana de aula! Hahaha. ;*
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog! Volte sempre ;)