Noites mal dormidas X gordurinhas




Continuando nosso assunto da semana anterior sobre estresse, hoje vamos entender como este mal pode cooperar para as temíveis gordurinhas.

A serotonina é um neurotransmissor do bem estar, do prazer; a partir dela sintetizamos o outro hormônio, a melatonina. Este, por sua vez, participa de diversos processos, como o controle do sono, da resposta imunológica, além de ser antioxidante.

Quando nos privamos do sono, o metabolismo da melatonina fica alterado, o que consequentemente altera a serotonina. Ao acordarmos com a produção de serotonina alterada, não há controle adequado do mecanismo de fome/saciedade, o que nos faz ingerir quantidades maiores de alimentos. Isso, por sua vez, altera a produção de melatonina no final do dia, desregulando novamente o sono, promovendo uma reação em cascata com a serotonina. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental para garantir não só a regulação da fome/saciedade, como também de diversos outros processos, contribuindo para o equilíbrio do organismo.

A serotonina é diretamente sintetizada a partir do aminoácido triptofano, encontrado principalmente em banana, feijão-preto, lentilha, grão de bico, oleaginosas e alimentos na versão integral. Para que essa reação seja eficiente, são necessários os seguintes nutrientes:

  • Ácido fólico: encontrado em vegetais folhosos verde-escuros, gema de ovo;
  • Vitamina B12: encontrada em produtos de origem animal;
  • Vitamina B6: disponível em cereais integrais, oleaginosas, aveia;
  • Magnésio: presente em vegetais folhosos verde-escuros, oleaginosas, cereais integrais;

Uma vez que esses hormônios exercem papel importante na regulação de outras funções, uma noite bem dormida garante também outros benefícios, como a melhora no humor, previne depressão e melhora atividade anti-inflamatória evitando o surgimento de gordurinhas extras.

Gostou? Ficou curioso? Semana que vem tem mais!!!!

Dra. Juliana Soares
Nutricionista clínica e fitoterápica
(43)3252-2290





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog! Volte sempre ;)