Dica: O Renascimento do Parto

Oi gente! Hoje vim falar sobre "O Renascimento do Parto", um documentário sobre o parto. A indicação desse documentário veio após uma consulta com a Jéssica Scipioni - uma das doulas em Londrina - em que estávamos bastante indecisos com algumas questões do parto que havíamos escolhido para o nascimento do Bartolomeu. Assistimos no final de Dezembro, com mais ou menos 25 semanas de gestação e hoje, vou contar um pouco sobre a nossa opinião. 

Desde o começo da gestação eu sabia o parto que queria ter, mas sabia muito pouco sobre os detalhes que envolviam esse parto e foi então que comecei a pesquisar e ler sobre tudo que envolvia o parto humanizado e esse documentário foi essencial na nossa escolha. 


O filme está disponível em oito partes no youtube, mas o Jessé conseguiu encontrar para assistir online Aqui

Sinopse: O filme "O Renascimento do Parto" retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira,que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias,em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas,promove-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.


Logo no começo, nos deparamos com cenas bem fortes que nos fizeram pensar mais sobre o parto, de uma maneira diferente, com os olhos do bebê e não dos pais. A partir desse momento começamos a pensar única e exclusivamente no nosso filho, no melhor para ele e não para nós. O documentário traz momentos de uma cesárea, de uma parto normal e um parto humanizado - relatando a diferença entre os três tipos de partos e com eles os procedimentos que são tomados com o bebê recém-nascido. Também traz a tona as mentiras e mitos que envolvem o parto e que muitos médicos insistem em usar para submeter a gestante à uma cesárea desnecessária e muitas vezes, contra sua vontade. Outro tema abordado é questão da dor do parto, que assusta muitas gestantes por aí. 

As informações contidas nesse documentário são de extrema importância para mudar a realidade obstétrica do Brasil e essas informações devem ser compartilhadas com o máximo de pessoas possível.


O documentário é excelente. Assim que terminamos de assistir, indicamos para a minha sogra e cunhada (que são super a favor do parto normal) e na época, falamos também para a minha irmã Leslie e a minha prima Thaiane, que também estavam gestantes na época. Um amigo nosso que está terminando a faculdade de medicina, assistiu e nos falou a sua opinião sobre o documentário com relação a sua experiência no plantão de obstetrícia e relatou os mesmos processos mostrados no documentário. 


Espero muito ter ajudado com esse post.
Depois me digam o que acharam do documentário.

Beijos e até o próximo post.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog! Volte sempre ;)