Você sabe o que é uma Doula?

Oi gente! Como vocês estão? Nós estamos bem, completamos 39 semanas de gestação <3
Dando continuidade aos posts relacionados ao parto humanizado, hoje vou falar sobre as doulas. São poucas as pessoas que realmente tem conhecimento da profissão de doula e por isso resolvi fazer um post especial para falar um pouco sobre o trabalho delas e claro, dar a minha opinião.


Vou começar contando um pouco da minha história com relação a elas, rs. Engravidei em junho de 2015 e desde então comecei a pesquisar sobre o parto humanizado, pesquisei médico, pesquisei doula... Na minha cabeça já estava tudo certo, só faltava fechar o contrato com as doulas. A primeira doula com quem falei foi a Jéssica e fomos conversando sobre a data provável do parto, ela me explicou como funcionava o trabalho delas e enquanto isso fui conversando com o Jessé. O problema é que muitas pessoas a nossa volta não sabiam como funcionava o trabalho delas e diziam sem pensar: "Você acha mesmo necessário contratar uma doula? Você já não tem o médico? O que elas fazem? Vai gastar dinheiro a toa!" Esse era o repertório que escutei durante a gestação toda, praticamente. Até que em dezembro, resolvi marcar uma consulta com a Jéssica para decidirmos melhor. Foi a melhor coisa que fiz. A Jéssica foi muito atenciosa e explicou tudo bem detalhado para gente, esclarecemos todas as dúvidas e entendemos melhor o trabalho da doula. Após essa primeira consulta, foi quando entendi que precisava delas. Voltamos para casa, assistimos o documentário, conversamos e decidimos contratar as Doulas em Londrina - Jéssica, Marília, Letícia e Lua. Hoje estou tranquila, confiante e segura com relação ao meu parto.. 


Então vamos lá, o que as doulas fazem?
Antes do Parto
Elas ajudam a gestante a se preparar para o parto (física e emocionalmente), a elaborar seu plano de parto e orientam o casal sobre como pode ser um trabalho de parto e o que devem esperar deste momento. Orientam também sobre o pós-parto - um período bastante delicado e repleto de mudanças. Emprestam livros, fornecem material de apoio e indicam profissionais, se necessário. Oferecem pelo menos duas consultas ao casal antes do parto e disponibilizam grupos de apoio. 
Durante o Parto
Ajudam com métodos não farmacológicos de alívio da dor - massagens e posturas para facilitar o processo. Fazem a ponte entre a equipe médica e o casal, muitas vezes explicando de forma simples os termos médicos complicados ou algum procedimento que a gestante tenha que fazer. As doulas dão suporte físico e emocional para que a gestante tenha o parto o mais próximo possível do planejado. 
Depois do Parto
Elas ficam com o casal até duas horas depois do parto para auxiliar com os primeiros momentos com o bebê. Quando o casal está devidamente instalado em casa, seja parto hospitalar ou domiciliar, tem-se mais uma consulta de pós-parto. As doulas ficam disponíveis por um mês para contato telefônico ou virtual, para eventuais dúvidas ou indicação de profissionais para auxiliar no aleitamento materno ou numa eventual depressão pós-parto. 
O que a doula não faz?
Não substitui o pai ou acompanhante
Não realiza nenhum procedimento médico
Não discute ou questiona condutas ou decisões da equipe médica
Não realiza nenhum tipo de exame
Quais as vantagens de se ter uma doula?
Redução de 50% nos índices de cesariana
Redução de 25% na duração do trabalho de parto
Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural
Redução de 30% no uso de analgesia peridural
Redução de 40% no uso de ocitocina
Redução de 40% no uso do fórceps (informações retiradas do guia para gestantes elaborado pelas Doulas em Londrina). 

Confesso que estou muito feliz com as nossas doulas e não me arrependo nem um pouco de ter contratado esse serviço, na verdade me arrependo de não ter contratado antes. Vou deixar o site das Doulas em Londrina (Aqui!) - lá vocês encontram depoimentos, relatos de parto, dicas e muitas informações importantes para gestantes e pais. 

Espero ter ajudado com esse post!
Beijos e até amanhã ;*


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog! Volte sempre ;)