Alimentos que ajudam na prevenção de gripes e resfriados.


Nosso país tem passado por uma epidemia de gripe, onde há vários casos comprovados de H1N1 em apenas 4 meses neste ano.

Uma alimentação equilibrada, composta por frutas, legumes, verduras e grãos integrais, reforça o sistema imunológico e deixa o organismo mais resistente a vírus e bactérias, e com isso, ajuda a prevenir gripes e resfriados.

Diante disso, listei alguns alimentos que devem ser incluídos em seu cardápio para te ajudar a ficar longe de gripes e doenças respiratórias.

Probióticos: iogurtes e leites fermentados têm microorganismos que fortalecem o sistema imunológico. O iogurte natural é rico em cálcio e lactobacilos, que também ajudam a melhorar a flora intestinal.

Alho: fonte de alicina, estimula a resposta imunológica. Também tem função imunoprotetora e vem com uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes que ajudam muito a evitar gripes e outras doenças.

Cebola: possui quercitina, um potencializador da função imune, que além de prevenir doenças virais, combate também as alérgicas.

Geleia real: estimula o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.

Chá branco: rico em catequina, poderoso antioxidante. A substância ainda fortalece o sistema imunológico.

Pólen: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo. 

Ômega 3: Presente em peixes como salmão e sardinha, ele auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações.

Frutas cítricas, como o limão, laranja e .. e toda a variedade. Elas são clássicas no reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C, que aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que combatem doenças como a gripe.

Acerola: riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência.

Oleoginosas: Todas elas são ricas em vitamina E, que é benéfica por agir no combate à diminuição da atividade imunológica. Dentre elas, temos a noz, amêndoa, castanha, etc.

Gengibre: é expectorante, reduz a inflamação e a dor.

Chá-verde: também é rico em catequina, antioxidante poderoso.

Cogumelo shitake e shimeji: contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.

Tomate: fonte de betacaroteno, ajuda as células imunitárias.

Óleo de coco: rico em ácido láurico e caprílico, possui atividade antiviral e antibacteriana.

Cenoura: o betacaroteno presente na cenoura atua contra infecções.

Couve: essas folhas verde-escuras têm antioxidantes fundamentais para manter a imunidade em alta. Também possuem vitaminas A, B6 E B12, responsáveis pela maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. Podemos citar brócolis, couve, rúcula e espinafre.

Mel: contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Pode ser coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog! Volte sempre ;)