Ervas para amenizar os efeitos colaterais dos tratamentos oncológicos - Parte 2





Olá lindos e lindas???


Essa semana darei continuidade ao assunto da semana anterior, que falamos sobre ervas aromáticas que atuam modificando aroma e sabores dos alimentos para que o paciente que está em tratamento oncológico (de câncer) ele consiga se alimentar.

Vale lembrar que o apetite do paciente se altera por vários fatores, entre eles: psicológico - devido a nova situação em que ele se encontra pela doença; pelo próprio tumor dependendo o local em que está pode alterar olfato, paladar, quantidade a ser ingerida de alimentos; e os tratamentos como quimioterapia, radioterapia e quimioterapia oral; entre outros.

Mas eu sempre digo aos meus lindos pacientes que quando a alimentação é feita com amor e de maneiras diferentes é mais fácil sua aceitação!


Vamos continuar falando de outras ervas:

  • Manjerição: quer coisa melhor que tomate fresco com manjerição? Se tiver mussarela de búfala para acompanhar e fazer uma salada, então... Seu sabor perfumado e agradável é ideal para receitas com tomate. Pode ser usado na pizza, no churrasco, nos assados e legumes.
  • Orégano: indispensável para pizzas. Soberbo em molhos à base de tomate. Ainda vale salpicá-lo em ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes.
  • Salsa: no ritmo da salsa, você vai dando ritmo aos canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios. 
Ah... e além das ervas aromáticas temos uma diversidade em especiarias, isso mesmo, vamos conhecer algumas:

  • açafrão-da-terra - usados em ovos, pickles, molhos cremosos, maioneses, massas, frango, peixes, arroz e pães.
  • canela da china: em rama vai bem com pickles, frutas assadas, compotas. em pó, vai bem no arroz doce, banana assada, bolos, cafés.
  • cominho: é preciso ter controle. De sabor super forte! em pequenas quantidades ovos, carnes, batatas e legumes.
  • noz moscada: usada aos poucos. Perfeita em molho Bechamel e enche de graça carnes, legumes, sopas, recheios de massas, bolos, biscoitos e Waffles.
Se você tem sofrido com esta doença, ou conhece alguém que tem, que tal surpreendê-lo com uma comida feita com muito amor e temperos caseiros, ervas e especiarias!!!


Bjokas da nutri


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog! Volte sempre ;)