Roteiro do Absinto


Hoje o assunto vai ser um pouco diferente, vamos falar de turismo! Para quem não sabe sou turismóloga graduada pela Universidade Estadual do Paraná - Unespar, campus Apucarana e fiz o meu trabalho de conclusão de curso sobre o Roteiro do Absinto. Confesso que foi um pouco mais difícil do que imaginava, pois não foi possível aplicar uma pesquisa de campo e tive que basear todo meu estudo em pesquisas bibliográficas e documentais. Como existem poucos sites falando sobre esse roteiro, decidi expor um pouco do meu trabalho aqui no Blog e quem sabe, ajudar vocês. 



Então vamos começar. O local onde o Roteiro Etílico do Absinto (bebida destilada produzida a partir da planta Artemisia Absinthium, classificada entre as 5 bebidas mais fortes do mundo) está implantado é a região de Val-de-Travers, localizada em Neuchâtel, no ocidente da Suíça se estendendo até Pontarlier na França. A região conta com mais de 20 destilarias legais de Absinto, todas abertas a visitação, além do museu da “Fada Verde”.

http://www.routedelabsinthe.com/fr/pays-de-labsinthe/les-initiatives.html

Ao passar por cada cidade é possível aprender muito sobre a cultura dessa região através de visitas a museus, destilarias de absinto, fazer degustações, aprender a produzir o legítimo Absinto, apreciar a gastronomia local e aprender sobre os mistérios que envolvem a bebida e os rituais.


Segundo o site Swiss Info, a “Fada Verde” foi expressamente proibida na Constituição Federal da Suíça em 1908. Apenas em 2005, quase um século após a proibição, a bebida passou a ser liberada. Segundo Béguin, proprietário de uma destilaria em Couvet, mesmo com a proibição a Suíça nunca deixou de produzir Absinto, mesmo clandestino, sempre esteve presente e arraigada na história suíça. Ainda diz que esta é a principal diferença entre a Suíça e os outros países.

Esse roteiro é muito interessante e expressa tudo que é o Absinto, muito além de uma simples bebida alcoólica. Logo que me interessei pelo tema e comecei a minha pesquisa já pude ver o quanto o Absinto é uma bebida mística e envolvente. Você sabia que para exercer o principal ritual do Absinto é necessário uma colher específica? Essa eu comprei no Mercado Livre.




Ritual La Louche


É isso gente! Espero que tenham gostado do post de hoje e caso se interessem por mais, farei um post sobre o Absinto. Aguardem!

Créditos Fotos

Beijos e até o próximo post.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog! Volte sempre ;)